Atendimento
09hs as 12
14hs as 17

FUNDADA EM 22::02::1986
Posts por dia
Maio 2018
D S T Q Q S S
« fev    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

O Brasil é o País das carreiras jurídicas

Desde o ano passado, vemos interesse cada vez maior da população em acompanhar os desdobramentos de operações como a Lava Jato, que se tornou marco no combate à corrupção no Brasil. Mas isso vai muito além apenas da questão social. Ações da PF (Polícia Federal) despertaram também o olhar daqueles que estão traçando seu objetivo profissional e querem, de alguma forma, promover mudanças no cotidiano do país. Se observarmos os números do Ministério da Educação, vemos que o índice de matrículas no curso de Direito cresceu 35% nos últimos cinco anos, enquanto o País já somava 1 milhão de advogados. E vimos crescimento de 36% no número de alunos em busca de cursos preparatórios para concursos públicos e OAB. Então, por que não dizer que o Brasil é o País das carreiras jurídicas?

E isso não é moda passageira. Profissão centenária, vemos o Direito como tendência para os próximos anos, tendo em vista o verdadeiro legado que as ações da PF e do Judiciário estão deixando para as próximas gerações de profissionais. Mais do que nunca, temos a certeza de que a lei vale para todos e precisamos de pessoas que coloquem isso em prática. As empresas também se esforçarão cada vez mais para ter área jurídica qualificada para combater atos ilícitos. A verdade é que temos setor em franca expansão e que está abrindo espaço para os vários profissionais que temos formados e que estão em formação nas faculdades. Hoje, temos um profissional do ramo para cada 209 mil habitantes, o que nos coloca entre os países com mais densidade de advogados em relação à população, por isso, ações como as citadas acima são fundamentais para abrir ainda mais espaço para que eles possam atuar em seu segmento.

Por exemplo, hoje 37% dos nossos alunos buscaram cursos preparatórios para o Exame da Ordem. Embora tenhamos exame cada vez mais difícil e com índices acirrados de aprovação, fato que nos faz cobrar cada vez mais compromisso e transparência por parte das instituições responsáveis por sua aplicação, o número cada vez maior de graduados nos faz ter essa visão um tanto inflada da área jurídica. Há espaço para todos.

O Direito é profissão que se divide em amplo leque de áreas de atuação, e é justamente isso que as pessoas estão começando a enxergar. Indo além dos escritórios de advocacia, temos diversas carreiras públicas em expansão. Hoje, temos forte procura por funções policiais, como a de delegado. Mas daqui há algum tempo, poderemos ver crescimento em áreas ligadas aos ramos trabalhista e previdenciário, visto as mudanças na legislação. Podemos dizer que essa é profissão que se molda com o tempo e com as necessidades do Brasil, País que mais do que nunca vê e precisa desse crescimento no setor jurídico.

Renato Saraiva é professor, escritor e empresário.

Fonte: http://www.dgabc.com.br/Noticia/2863535/o-brasil-e-o-pais-das-carreiras-juridicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *