Atendimento
09hs as 12
14hs as 17

FUNDADA EM 22::02::1986
Posts por dia
Maio 2018
D S T Q Q S S
« fev    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Discurso do Presidente

A sessão de hoje se realiza com o apoio do recém-eleito presidente da OAB, Thiago Díaz, de sua Diretoria e do Conselho Seccional. As duas entidades estão historicamente ligadas, e têm destino comum: servir a classe jurídica e a sociedade do Maranhão.

O nosso Estado é legatário das mais caras tradições da cultura do Direito do país. Daqui a pouco o professor Rossini dissertará sobre alguns nomes da “Atenas Brasileira” que deram inestimáveis contribuições as letras jurídicas brasileiras.

Falará de Coelho Neto e Graça Aranha, ambos fundadores da Academia Brasileira de Letras, depois, abririam divergências sobre as fi nalidades da instituição. Graça, diplomata de carreira, tomara no exterior conhecimento dos sopros renovadores de ideias sobre a fi losofi a, as artes, a literatura, o  Direito. Influenciou os círculos intelectuais dos anos vinte e trinta do século passado, defi nitivos para as transformações porque passaria a sociedade e o Estado do brasil. A OAB surge nesse contexto, em 1930, originária do velho Instituto dos Advogados Brasileiros, que fora presidido por nosso insigne  patrono Rui Barbosa.

As academias todas padecem do mesmo problema: a insufi ciência de recursos fi nanceiros que lhes fazem procurar o mecenato do Estado e de particulares. A nossa, na origem, contou com a proteção da OAB, entidade custeada pelos advogados, garantidora da independência e da autonomia política, comprovada nas últimas eleições para o Conselho Seccional. Assegurando-nos o exercício de um  magistério a serviço da sociedade maranhense, que atualmente vive momentos de signifi ativas inflexões na área do espaço público. Aqui, nos sentimos à vontade para contribuir e criticar quando for necessário,  com altivez e a indispensável imparcialidade partidária.

Esta é a casa da cidadania maranhense, templo da democracia, mas também da cultura e do conhecimento, e o melhor, aberta para todos.

A Diretoria que ora se empossa é a clara demonstração da unidade e da integração entre a Advocacia, a Magistratura e o Ministério Público. O Vice-Presidente é da magistratura estadual, o Diretor-Secretário,

Roberto Veloso, é juiz federal. A integrante do Conselho Fiscal, Ana Luiza Ferro, é do Ministério Público. Mas na Academia nos despimos dos papéis forenses, somos todos confrades e confreiras irmanados por um único ideal: servir a causa da busca do conhecimento e do fortalecimento da cultura maranhense.

João Batista Ericeira - Proferido em 14 de janeiro de 2016